Estudos já comprovaram que a música influencia na aquisição de habilidades matemáticas, concengtração e memória, pois, estimula áreas do cérebro humano que outras atividades não acionam. Além disso, possibilita o desenvolvimento da criatividade e uma construção positiva da autoestima.
As séries iniciais já cuidam disso ao incluir a música na maior parte das atividades. O mesmo não ocorre nas séries finais do Ensino Fundamental e praticamente some no Ensino Médio.
Mas essa realidade irá mudar! A lei nº 11.769 tornou o ensino de música obrigatório na Educação Básica (que engloba Educação Infantil e o Ensino Fundamental). Para entender um pouco mais sobre a lei, recomendo a leitura do excelente texto disponibilizado em:
http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/musica-escolas-432857.shtml
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Revire o arquivo!
Quem escreve
Aline Guimarães é licenciada em Lingua Portuguesa e em Música, pela UFBA. Leciona na rede estadual da Bahia há um longo tempo. Aliada a essa atividade, tem a música na veia e, por isso, também é educadora musical atuando em grupos e corais. Dessa forma, pode unir suas duas paixões: letra e música, o dueto que a alma precisa para expressar sua essência e apreciar a dos outros.
Categorias
- Apreciação Musical (3)
- Atividade (2)
- Aula (1)
- Beethoven (1)
- Caetano Veloso (1)
- Capitu (1)
- Carlos Drummond de Andrade (1)
- Educação Básica (1)
- Educação Musical (1)
- História (1)
- Instrumentos Musicais (1)
- Keith Swaniwick (1)
- Lenine (3)
- Literatura (4)
- Luís Fernando Veríssimo (1)
- Luiz Tatit (1)
- Machado de Assis (1)
- MPB (2)
- Música (7)
- Orquestra (1)
- Poesia (1)
- Realismo (1)
- Romantismo (2)
- Vídeo musical (1)
Minha lista de blogs
-
-
Dicas do Atelier #2Há 8 anos
-
Relatos SelvagensHá 10 anos
-
-
-
Seja parceiro
Coloque o link ou banner do Linguagem Cantada no seu blog e entre em contato por alineunifacs@hotmail.com ou em minha página no Facebook para ser linkado aqui.
-
Linguagem Cantada ©. Tecnologia do Blogger.

0 comentários:
Postar um comentário